Daquiprafora

Todos os esportes

A Validação do Diploma Americano na Volta ao Brasil

Publicado por Equipe Daquiprafora 181 Comentários

São Paulo, SP — “Será que o meu diploma da universidade americana vai valer quando eu voltar para o Brasil depois de formado?” Essa é uma pergunta constante entre os candidatos a vagas em universidades americanas.

Na maioria esmagadora dos cursos, o diploma terá validade no Brasil, caso passe por um processo de revalidação. Administração, economia, relações internacionais, psicologia, engenharia, nutrição, educação física, comunicação, comércio exterior, finanças, contabilidade, biologia, dentre muitos outros, são cursos em que se pode fazer validação no regresso ao Brasil.

O curso de direito não pode ser validado e os cursos de área médica (medicina, odonto, enfermagem, veterinária, dentre alguns outros) são extremamente difíceis de serem certificados. Há casos de estudantes que foram estudar esses cursos nos EUA, mas acabaram ficando para construir a vida por lá.

O Daquiprafora oferece aos seus clientes um manual de validação de diploma que explica detalhadamente todos os passos necessários para que o curso feito nos Estados Unidos seja reconhecido na volta ao Brasil.

“Essa é e sempre vai ser uma grande preocupação do Daquiprafora para com seus clientes”, disse Cris Kawassaki, responsável pela assistência com validações de diplomas no Daquiprafora. “Nós sabemos que ninguém quer ir para os EUA para ter um diploma que não vale nada no Brasil e fazemos todo o possível para ajudar quem nos procura na volta ao país”.

Depois de ter de passar por algum consulado brasileiro nos Estados Unidos a fim de ser autenticado, o diploma americano deve ser encaminhado para uma universidade federal brasileira que tenha o curso correspondente ao que foi concluído nos EUA.

O currículo escolar americano então passará por uma avaliação na universidade para verificar se houve equivalência em pelo menos 70% da grade de aulas que o aluno fez nos Estados Unidos, o que acontece nos cursos acima destacados.

O governo brasileiro revalida milhares de diplomas estrangeiros todos os anos. Então, apesar de soar como um processo extremamente difícil e burocrático, a revalidação de diplomas é algo bastante comum em universidades federais. O tempo de espera para revalidação fica em torno de seis meses.

Considerando-se o ganho que esse diploma trará para a carreira profissional do estudante, o processo de revalidação de diplomas é apenas um pequeno entrevero.

181 Comentários

  1. vinicius disse:

    o diploma de universidades americanas têm um valor extra,e as mais graduadas mais ainda ou não?

  2. admin disse:

    Vinicius,

    Obrigado por deixar um post no blog.

    Um diploma de uma universidade americana é certamente muito valioso aqui no Brasil, mesmo que seja uma universidade que nao seja conhecida aqui. O simples fato de voce se formar em uma universidade dos EUA ja vale muito, pois o nivel medio das universidades la é mais alto que o nosso. Veja a materia no link abaixo:

    http://blog.daquiprafora.com.br/2009/10/13/universidades-americanas-dominam-ranking-de-publicacao-britanica/

    Entretanto, o que acaba realmente impulsionando suas possibilidades profissionais no futuro é a combinacao de um bom diploma com a experiencia de vida que voce tem fora do Brasil. Isso te torna um jovem mais preparado para o mercado de trabalho, mas maduro e com varias habilidades que um jovem formado no Brasil dificilmente teria.

    Caso voce tenha outras duvidas, por favor entre em contato conosco.

    Obrigado!

    Felipe Fonseca (Daquiprafora)

  3. Amora disse:

    Ola,
    Eu preciso saber se um diploma no curso de fisioterapia em uma universidade america seria valido no Brasil? Tambem gostaria de saber se existe um site que explica passo a passo o processo de revalidacao de diplomas.
    Muito obrigada desde ja,
    Amora

  4. admin disse:

    Amora,

    Fisioterapia é um daqueles cursos de “talvez seja validado no Brasil”. Mas com certeza a burocracia é bem maior para um curso na área médica do que em qualquer outra área (fora direito, obviamente).

    Manda um e-mail para a Cris Kawassaki (cris@daquiprafora.com.br), que é quem coordena o nosso departamento de documentação. Ela pode te dar um passo a passo de validação de diploma e até pode cuidar disso pra você.

    Abraço,

    Gustavo Zanette (Daquiprafora)

  5. marines disse:

    Meu filho esta se formando em engenharia mecanica na Virginia Estados Unidos.
    La nao tem consulado brasileiro so em Washington. Ele se forma em 15/05/2010.
    Podera voltar ao Brasil com o diploma sem passar por um consulado,pois,devera viajar até Washington para isto?
    Como proceder,pois,colta ao Brasil em 22/05/2010.
    Abraços Marines

  6. Cristiane Kawassaki disse:

    Marines

    Para a revalidação do diploma americano no Brasil é necessário que não só o diploma, mas o histórico e o “course description” – descrição das matérias cursadas ao longo dos 4 anos – também necessitam ter o carimbo de autenticação do consulado brasileiro nos EUA.
    Ele pode entrar em contato com o consulado de Washington e perguntar se há a possibilidade dele enviar os documentos por correio e receber os documentos autenticados no Brasil.
    Caso queiram informações sobre serviço de despanchantes nos EUA, por favor, entre em contato comigo que poderei dar mais detalhes.

    Fico a disposição!

    Abraços,
    Cristiane Kawassaki (Dpto. Revalidação de Diplomas)

    • Milton Massaki Nebuya disse:

      Eh necessario o carimbo de autenticacao do consulado brasileiro nos EUA? Eu jah estou no Brasil! Eu preciso tambem validar o certificado de um curso de Golfe (equivalente ao nivel superior pois os creditos sao transferiveis p/ outros cursos nos EUA e tambem eu transferi os creditos do curso superior que fiz no Brasil…exceto os creditos relacionados a materia Lei “Business Law”) que fiz nos EUA. Nao existe curso de Golfe no Brasil mas para se obter o CREF me informaram que necessitaria de curso superior na area ou relacionado com a area.

  7. Iandra disse:

    Bom Dia,
    e como ficam os Community Colleges? O diploma de CC podem ser aproveitados no Brasil?

  8. Iuri disse:

    ola… estou estudando num comunity college nos eua…
    nao vou transferir os creditos para universidade.
    sao apenas 2 anos
    serei graduado em tecnico em robotica e eletronica??!
    e possivel revalidar no brasil???
    abraco

  9. admin disse:

    Iuri,

    Você ganhará um associate degree, que não tem validade alguma no Brasil.

    Quem vai para um junior college nos EUA precisa necessariamente terminar o curso universitário em uma universidade de 4 anos para ter um diploma passível de validação no Brasil.

    Obrigado,

    Gustavo Zanette (Daquiprafora)

    • Filipe disse:

      Isso nao e verdade. Ha casos e casos, e normalmente o diploma de Associate’s e validado como Gestao Tecnologica.

      • admin disse:

        Filipe,

        Isso é verdade, o associate degree pode, sim, valer como algo equivalente a um curso técnico. O que quis dizer com “não tem validade alguma” é que o associate degree não pode ser utilizado como diploma universitário.

        Ou seja, se a pessoa foi para os EUA fazer junior college e voltar, ela não terá capacitação universitária para exercer uma função que requer isso. Para ter o curso superior completo, a pessoa precisa de um bachelor´s degree.

        E ainda assim, para conseguir revalidar um diploma de associate degree, que é o que se recebe em um junior college, depende muito do curso escollhido. Junior colleges oferecem cursos técnicos voltados diretamente para a área escolhida (que são os mais recomendados para quem simplesmente quiser fazer dois anos e voltar), e oferecem os famosos core courses (que é como se fosse uma grade comum para todos os cursos).

        Se o estudante ficar undecided por dois anos e fizer só aulas de core courses, não terá validade para nada. Seria preciso completar o bacharelado para se validar o diploma.

        Espero que tenha sido mais claro dessa vez.

        Abraço,

        Gustavo (Daquiprafora)

        • Virginia disse:

          Hello^^

          Gostaria que esclarecesse uma duvida…

          Eu estou cursando IT nos Estados Unidos e irei receber meu associate degree, visto q estou numa community college; Ainda nao sei se irei fikar mais um tempo no pais e transferir para um college e pegar meu diploma d bacharel… Minhas perguntas sao:

          1-Se eu vou para uma entrevista d emprego no Brasil, e entrego meu diploma americano (associate degree) referente a tecnologia da informacao, nao sera aceito?

          2- Se eu voltar para o Brasil cm o associate Degree, qual seria entao a proxima etapa? posso fazer uma pos direto?

          Muito obrigada desde ja!

        • Isaac disse:

          Tecnólogo NÃO É TÉCNICO

          Consegui revalidar meu Associates Degree como tecnólogo.

          Tenho um associates degree em Hotel Management e foi revalidado como Gestão Hoteleira.

          Fiz concurso público para nível superior e aceitaram sem problema.

          • Aline disse:

            Isaac,
            Mesmo tendo diplomas em areas diferentes o processo de validaçao deve ser o mesmo, vc poderia me dizer exatamente o passo do que vc fez para revalidar e ter o diploma reconhecido ai no brasil?
            Perdi a paz por isso…

            Vc teve q ir no mec? ou vc foi a uma universidade com curso similar?

            Muuuuito obrigada por sua atençao

          • nicholas disse:

            como faco pra validra o meu associates art degree..

            obrigado

          • admin disse:

            Olá Nicholas,
            Envie um e-mail para daniel@daquiprafora.com.br para mais informações.
            Atenciosamente,
            Equipe Daquiprafora

          • Paulo Moleda disse:

            Oi Isaac Qual a Universidade que vc reconheceu Teu Associates Degree?

            Também tenho o AD Hotel/Restaurant Management!

            Gostaria de ter a equivalência como vc!

            Obrigado

            Paulo

            pmoleda@hotmail.com

          • Alessandra Sherwood disse:

            Isaac, se não houver problema você poderia me passar o seu e-mail, ou página do facebook pra que eu pudesse entrar em contato contigo? Tenho algumas dúvidas em relação a isso e como pretendo voltar ao Brasil, com o meu Associate’s degree, fico perdida diante a tantas informações distintas. Meu e-mail é alessandraconsiglio@yahoo.com.br Obrigada.

          • Barbara disse:

            ola!! onde que vc conseguiu revalida-lo???

            alguem tem mais informacoes sobre isso??? me mandem um e-mail please!!!

            basurfista@gmail.com
            thnks

          • Mary disse:

            Isaac,

            Voce poderia nos explicar como e onde fez a validacao do seu AA? Obrigada,

          • karina disse:

            Olá Isaac!

            que ótimo que você conseguiu revalidar. Eu tenho um Associates Degree in Arts (Public Relations). por gentileza, vc pode me dizer qual o processo que vc enfrentou para conseguir validar como tecnólogo?

            muito obrigada!

  10. Gabrielle Trindade disse:

    Bom dia,

    gostaria de ter alguma informação sobre o procedimento inverso, qual seja a validação de diplomas brasileiros (no meu caso, seria um diploma de Direito) nos Estados Unidos.

    Fico grata em ter a resposta.

  11. admin disse:

    Gabrielle,

    Não há possibilidade de se validar um diploma brasileiro de direito nos EUA, onde as leis são completamente diferentes de estado para estado.

    Nos EUA, não é como o Brasil, onde se tiver a OAB, o advogado pode atuar em qualquer lugar.

    Espero ter tirado sua dúvida.

    Obrigado,

    Gustavo Zanette (Daquiprafora)

  12. marines disse:

    Cristiane Kawassaki
    Ola
    Fiquei bastante tranquila com o que li em sua resposta sobre validacao do diploma de meu fiho que chegou de volta dos EUA onde se formou em engenharia mecanica.
    Imediatamente entrou em contato com Faculdade que se formou e eles mesmos encaminharam o diploma para o consulado brasileiro em Wahisngton para ser autenticado . Nosso proximo passo sera o de ir ate o setor de validacao para maiores detalhes.
    Obrigada
    Marines
    PS.Sua atencao em responder nossas duvidas é muito importante

    • cristina takeda disse:

      Bom ouvir a resposta da Cristiane e a sua Marines.
      Meu filho se forma em Maio/2012 em engenharia quimica no Florida Institute of Technology.
      e estou preocupada com o que venho lendo na internet sobre revalidação de diplomas estrangeiros.
      Se a Marines puder me escrever eu adoraria saber o “caminho das pedras”.
      Cristiane gostaria de seu e-mail tb pra entrar em contato com vc se necessário

      Grata

      • Thaila Cruz disse:

        Cristina Takeda sue filho ja começou com o processor de revalidação? Formo em engenharia quimica pela Purdue University em Engenharia Quimica em Maio de 2013 e gostaria de saber que universidade que ele esta tentando ou tentará a revalidação do diploma.

        • cristina takeda disse:

          olá Thaila !

          Meu fillho já voltou e já esta em dois empregos . Dando aulas e como trainee numa firma de resseguros americana. Já recusou alguns empregos e nenhum deles exigiu a revalidação e nem crea. Pelo menos por enquanto ! Isso me lembra uma consultora que dizia ” que o mundo acadêmico pode não aceitar, mas o mundo profissional vai te receber de braços abertos ” Experiencia e vivencia no exterior contam muito no mundo profissional ! Se vc almejar um emprego publico é outra historia ! Boa sorte “

  13. HUGO disse:

    BOA NOITE, SOU FISIOTERAPEUTA E GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO VALIDAR MEU DIPLOMA PARA TRABALHAR EM LOS ANGELES ???
    HUGOANDRADE.FISIO@GMAIL.COM

    OBRIGADO

  14. LUCIANA CARDOSO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE UM DIPLOMA DE UM CURSO DE ENFERMAGEM DE 2 ANOS NOS EUA PODE SER VALIDADO NO BRASIL? E QUAL SERIA O PROCEDIMENTO ADEQUADO?

    • Daniele disse:

      Ola tenho a mesma curiosidade de saber qual seria o procedimento. Sou licensiada em LPN(Licensed Practical Nurse) um curso de enfermagen que demorou quase 2 anos em McFatter Tecnical School na Florida. Existe profissao similar no Brasil? Tambem tenho Bachelor em Biologia e estou atualmente em em curso para RN ( registered nurse). Queria saber se conseguiria algo emprego no Brasil caso voltasse hoje.
      obrigada

  15. ana claudia disse:

    Ola, como li la em cima o diploma de direito dos eua nao pode ser validado aqui, certo? Mas nem o de direito internacional? Além disso, gostaria de saber se fazendo completando o curso de direito lá nos EUA, passando no BAR exam eu posso exercer o direito normalmente lá? Mesmo sendo brasileira? Posso até ser juiza?

  16. Marcelo Coelho disse:

    Olá,
    Gostaria de saber sobre o curso de Ciências da Computação (se é validado no Brasil). E também sobre as matérias que são feitas online durante o curso.
    Obrigado.

    • admin disse:

      Marcelo,

      Obrigado por seu comentário. O diploma de Computer Science é validável no Brasil. matérias online dependem de cada universidade. Não há nada padrão para isso.

      Abraço,

      Gustavo (Daquiprafora)

  17. Ola, gostaria de saber se pra fazer concurso publico, por exemplo Policia Federal, se tem que validadr o diploma dos EUA. E tb gostaria de saber se o curso de Justica Criminal e Letras e facil de validar. Obrigado

    • admin disse:

      Ralph,

      Para fazer qualquer concurso público, o diploma americano precisa ser validado.

      Com relação à sua dúvida sobre direito criminal, sinceramente não sei a resposta. Direito é uma área com a qual nós não trabalhamos e nem indicamos que seja feita no exterior.

      Abraço,

      Gustavo Zanette
      Comunicação
      Daquiprafora

  18. Ralph De Andrade disse:

    Gostaria de saber se o curso de Letras e facil de revalidar.

  19. Keto Castelo disse:

    Olá, eu estive lendo muitos posts sobre esse site e gostei muito do conteúdo, gostaria de saber se no curso de direito, cursei já 3 anos aqui, aproveitarei alguma matéria? terei que passar pelo longo processo de fazer quase 8 anos lá? Se vou morar nos EUA deveria largar meu curso aqui?vocês poderiam me indicar se não sabem onde adquirirei mais respostas?

    • admin disse:

      Keto,

      Você até poderia aproveitar alguma coisa das aulas mais básicas do curso que fez aqui no Brasil, mas como o direito de cada país (e nos EUA, de cada estado) é muito diferente, acho nem valeria a pena passar pelo processo de transferência.

      Se você quer se formar em direito nos EUA (e ficar por lá, claro), o melhor é passar pelo pre-law e depois pelo law school. Chegar aos EUA com um diploma de direito do Brasil não te servirá de muita coisa e voltar ao Brasil com um diploma de direito nos EUA também não terá muita valia para você.

      Direito é uma área que não recomendamos ninguém a estudar fora de seu país de origem.

      Obrigado,

      Gustavo Zanette
      Daquiprafora Comunicação

      • Keto Castelo disse:

        Que curso então você me aconselharia trocar o meu??
        e se eu fizesse uma MBA continuaria na mesma no âmbito de trabalhar lá?

        • admin disse:

          Keto,

          De novo. O direito que você aprendeu no Brasil não servirá para muita coisa e o fato de você fazer pós não “apaga” o que você aprendeu no Brasil. Há casos onde uma pós pode te ajudar a trabalhar em alguma área, mas é tudo específico demais e realmente não temos conhecimento para te assessorar com relação e que caminho seguir.

          Uma graduação em relações internacionais ou ciências políticas poderia te ajudar a pelo menos ficar perto da área lá nos EUA.

          Abs,

          Gustavo Zanette
          Comunicação
          Daquiprafora

  20. Guilherme disse:

    Parabens pelo blog, muito interessante.

    Estou cursando uma faculdade online (Ashworth College) aqui nos EUA. Estou fazendo curso de Business Admnistration. Pretendo voltar ao Brasil no futuro, é necessário revalidar meu diploma para conseguir um emprego?
    Na revalidação, o diploma continua sendo americano? ou ele simplesmente se torna um diploma da instituicao que fez a revalidação?

    Agradeço a atenção

    • admin disse:

      Olá Guilherme,

      Que bom que você gostou do nosso blog. Ele tem o objetivo de ser uma ferramenta de comunicação entre as pessoas que se interessam pelo assunto de estudar nos Estados Unidos.

      Respondendo a sua pergunta não é necessário validar o diploma para conseguir trabalhar, a não ser para algumas áreas específicas onde as entidades de classe exigem a filiação para exercício da profissão como Engenharia, Psicologia e Educação Física.

      Como você está fazendo o curso de Administração, não terá a necessidade de se credenciar a uma entidade de classe para exercer a profissão.

      Se você optar por validar o diploma, na verdade você vai ficar com 2 diplomas. O de formação na Universidade Americana e o Validado por uma Universidade Federal. Só saiba que para validar seu diploma, você precisa que o curso nos Estados Unidos preencha pelo menos 70% do currículo do curso da Universidade aqui no Brasil.

      Um abraço,

      Daniel

    • Bernardo disse:

      Oi Guilherme, estou pensando em me matricular no Ashworth College tambem. Voce pode me dizer como esta indo? Muito obrigado. Meu email e bernardocastello@hotmail.com

  21. Thalita Mello disse:

    Estou indo para Lisboa, Portugal, estudar direito, e já fiz um ano e meio do curso aqui em Fortaleza. Estou transferindo a faculdade e gostaria de saber se no caso de Brasil e Portugal é possível essa validação, já que existe um tratado de amizade. Vi que todos aqui tratam de questoes entre EUA e Brasil, mas gostaria, se possível, que o blog me tirasse essa dúvida. Abraço!

    • emanuelle disse:

      oi thalita ,tb sou de fortaleza e estou aqui em portugal (porto) tb a tirar o curso de direito e como tu consegui perceber ate hj se esse curso vai ter equivalencia ou nao..continuo confusa..ja percebeste alguma coisa ??

    • Miguel Arcanjo disse:

      Thalita ou Emanuelle só me digam uma coisa por favor, se eu fizer 1 ano de medicina aqui em Fortaleza ( Unifor ) eu posso transferir pra Portugal ? Já visitei o país e é muito giro ;D Qualquer coisa por favor me falem algo mais no e-mail: migueltomazjr@hotmail.com. Obrigado ;D

  22. Guilherme disse:

    Gostaria de saber se o diploma de Ciência da Computação em uma universidade americana, vale como um diploma de Ciência da Computação obtido em uma universidade brasileira, pois conversei com alguns professores de universidades e o que eles me disseram é que essa validação geralmente não ocorre.
    E sobre os cursos liberal-arts, como eles funcionam? Valem, por exemplo, como qual curso no Brasil?

    Obrigado !

    • admin disse:

      Guilherme,

      Qualquer validação, independente do curso que você fez, depende da compatibilidade de grade. Se houver 70% de compatibilidade com a grade brasileira, seu diploma é validado. Se nos seus core courses você pegou um monte de aula nada a ver com a sua carreira acadêmica, provavelmente não vai ser validado mesmo. E isso vale para qualquer curso.

      Com relação aos cursos de liberal arts, não dá para generalizar e te dizer qual curso é o que. Liberal arts se divide em muitas coisas. Procure o catálogo de majors na sua faculdade para saber qual curso de lá seria compatível com um curso daqui.

      Abraço,

      Gustavo Zanette
      Daquiprafora Comunicação

  23. Glaucia Maytin disse:

    Oi, adorei O blog.

    Eu estou cursando meu associate’s degree na broward college na florida e irei transferir para Florida International University para pegar meu bachelor’s degree em International Relations. Eu preciso validar meu diploma do Brasil para trabalhar? Eu ouvi dizer que o curso de relacoes internationais nao precisa ser validado, ou seja, empregadores aceitam o diploma americano. Isso e verdade? Estou em duvida. Ate porque my source is not really reliable.

    Muito Obrigada.

  24. Goo disse:

    Alguem sabe se um estrangeiro precisa de Historico Escolar para entrar num curso de Graduaçao no Brasil?

    Minha esposa e GRADUADA E MESTRADA, porem devido a problemas burocraticos e custos altissimos (traduzir toda a ementa num tradutor juramentado) optamos por cursar letras/ingles ja que ela trabalha com linguas, porem em algumas faculdade pedem historico escolar, se ela possui um diploma de graduaçao e mestrado, isso não deveria servir?

    Essa burocracia mata o Brasil

  25. Vitor disse:

    Olá,

    Me mudei para o Brasil e concluí somente até High School nos EUA.
    Como faço para validar meu diploma aqui?

  26. Bibi disse:

    Estudo business Marketing em um Community College em NY. Me formo em 2 semestres. Estou super preocupada pq devido aos altos custos das universidades aqui, provavelmente nao poderei dar continuidade aos estudos em busca do Bachelor’s degree. Assim q terminar voltarei ao Brasil, queria saber se eh possivel transferir os creditos pra uma univ brasileira e finalizar minha formacao academica? E como eh o reconhecimento das empresas em questao do Associates Degree? Eles dao credito, valorizam esse tipo de certificado, ou realmente isso nao vale como um diploma universitario? Tenho medo de ter perdido tempo e dinheiro em um investimento q nao me trara o retorno esperado. Apesar q eu acho q a experiencia adquirida vale mto mais do q o proprio diploma.Sempre ouvi dizer q qualquer cursinho q fosse feito fora, daria um super up no curriculum e seria mto bem valorizado no Brasil. Isso eh mito? Agora prestes a voltar , estou mto insegura. Como vc acha q seria a analise do mercado nesse caso? Que posicoes poderia ocupar e qual seria uma base de margem salarial? Mais uma questao, vc acha q valeria a pena pagar 16.000 dollares por ano em cada ano de univ soh pra obter o bachelors, uma vez q eu pretendo morar e seguir carreira no Brasil? Obrigada!!!

  27. Leonardo disse:

    Curso Engenharia Civil no Brasil e minha mulher recebeu uma proposta da empresa em que trabalha para assumir uma posição na subsidiária no Texa, EUA. Como já cursei dois anos aqui no Brasil gostaria de saber se posso eliminar estas matérias na faculdade lá ou se terei que começar do zero o curso.
    Obrigado

  28. Arlon disse:

    Ja estou quase terminando um bachelors em enfermagem aqui nos EUA, e meu objetivo era retornar ao Brasil, mas visto que dificilmente conseguirei validar meu diploma no Brasil minha pergunta eh a seguinte: se eu tiver uma pos graduacao na area de enfermagem, vc acha que fica mais facil exercer a profissao, ou as dificuldades pra quem possui uma pos graduacao tambem sao as mesmas?

  29. Juliane Vieira disse:

    Ola, eu me formei aqui nos USA com bachelor degree in Health and Exercise Science. Vc acha q isso seria equivalente a Educacao Fisica no Brasil? Eu tb fiz meu minor em Business, isso seria um curso de especializacao no Brasil? Eu fiz umas certifications aqui como NASM personal trainer, AFAA primary group exercise instructor…vc acha q posso autentica isso aqui pra poder trabalhar nuam academia no brasil q exigem essas certificacoes?

  30. Lucas PH disse:

    Olá
    Faço MBA nos EUA, já estou no último ano,
    e possivel fazer a validacao? é Master business administration, entra como mestrado no Brasil?, porque lá é… to confuso.

  31. REGINA CUSUMANO disse:

    OLÁ…GOSTARIA DE PEDIR QUE ME AJUDEM , COM INFORMAÇOES DE COMO DEVEREI PROCEDER PARA VALIDAR MEU DIPLOMA DE ENFERMAGEM AQUI DOS ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL?
    AGUARDO RESPOSTA E AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    • admin disse:

      Regina,

      Não sabemos ao certo como funciona revalidação de diploma de enfermagem no Brasil.

      Enfermagem por sinal é uma área a qual não aconselhemos ninguém a concluir no exterior justamente por conta da burocracia envolvida.

      Boa sorte,

      Equipe DPF

      • Olivia disse:

        Re: ADMIN

        Tentei enviar um e-mail agora para Cris@daquiprafora.com.br
        Qual outro e-mail poderei enviar umas perguntas / duvidas que eu tenho? Sou formada em Enfermagem nos EUA e estou precisando de uma super ajuda para pesquisar como posso reavaliar o meu curso ai no Brasil. Ate agora nao consegui nenhum site que me explicasse o processo a fundo. Agradecerei imensamento caso voce possa me auxiliar.
        Obrigada!

        • admin disse:

          Olivia,

          A Cris não trabalha mais no nosso escritório, mas mesmo assim, não temos conhecimento para validação de cursos na área de saúde, inclusive enfermagem é um curso que não indicamos que nossos clientes cursem.

          Boa sorte,

          Equipe DPF

  32. Rafael disse:

    Ola,

    Estou cursando Business management na Central Methodist University, MO. Tenho bolsa atletica por conta do futebol, por isso consigo me manter aqui! Mas devido a uma seria lesao serei obrigado a abandonar o esporte, e junto perderei minha bolsa atletica. Com a bolsa que ainda tenho consigo ficar ate maio de 2012 e ate la consigo o associate’s degree! se for preciso vou voltar ao brasil e a minha duvida seria se consigo continuar os dois anos restantes do meu curso em uma universidade brasileira.

    Sincerely,
    Rafael Sabadini

  33. Daniel disse:

    Olá. Conclui um curso de CIS(A.S. Computer info. systems) nos USA em 2008.

    1 – O curso teve 2 anos e meio – Com minhas certificações e experiencia comprovada, posso ter um equivalente bacharel nos USA. Da pra fazer equivalencia no Brasil?
    2 – Caso a primeira resposta seja não: Posso concluir um bacharel online. Com isso ficam 2.5 anos presencial + o restante online para o bacharel. Isso pode ser validado?
    3 – No pior dos casos, posso ultilizar os creditos que tenho para continuar em uma faculdade federal?

    Muito obrigado pelo seu tempo.

  34. Alexandre MV disse:

    Prezados, boa noite.
    É possível a validação de diploma de Political Sciences (Princeton)?
    Voces têm algum caso concreto de validação em PS?
    Grato pela resposta
    Alexandre

    • Jaqueline disse:

      Olá! Gostaria de saber se descobriu como fazer a validação do diploma em Political Science aqui no Brasil. Acabo de me formar nos EUA (não na Princeton mas ok!) e estou preocupada com essa validação.

      Grata,
      Jaqueline

  35. Daniela disse:

    Eu estava lendo alguns comentarios anteriores e fiquei um pouco confusa…sou formada aqui nos EUA em Bachelor science business management…minha pergunta eh: Posso usar esse diploma apenas traduzido e juramentado para procurar emprego no Brasil ou vou ter que fazer a verificacao toda???

  36. Thais disse:

    Olá,

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Minha dúvida já é diferente das demais e não sei se vocês podem me responder. Sou formada em engenharia de producao aqui no Brasil e quero ir moras nos Estados Unidos. Gostaria de saber se lá ele aceitam esse diploma ou não servirá de nada.

    Grata

  37. Karine Bertram disse:

    Ola

    Gostaria de receber uma informação. Moro nos Estados Unidos e aqui adquiri meu Bachelor’s Degree com major em psicologia e minor em historia. Gostaria de saber se a daquiprafora oferece serviços de revalidação e também gostaria de saber se o Brasil aproveitaria as matérias de mestrado cursadas aqui nos Estados Unidos para o diploma de psicologia no Brasil. Como vcs sabem o currículo de undergraduate aqui não exige tantos créditos na área especifica de Major como no Brasil e gostaria de saber se as matérias do mestrado também seria revalidadas em direção ao diploma Brasileiro. No Brasil eles aproveitariam matérias de meu máster para revalidação de diploma? Vi poderia me indicar algum profissional que pode me ajudar no assunto.

    • Walter disse:

      Ola, Karine.
      Estou nas mesma situacao e busco uma resolucao ao grande problema de revalidacao de diplomas e equivalencia academica no Brasil. Cursei psicologia e me formei em 2 mestrados na area aqui nos EUA. Acredito que as universidades aceitariam os creditos de mestrado, mais ou menos o equivalente a 6,500 horas/aula face a 4800 horas aula que a maioria dos cursos em psicologia exigem para graduacao. Uma das exigencias tambem eh o estagio clinico. Notei que o seu post eh de Dezembro de 2011 e espero que tenahs tido exito. Fique a vontade de me mandar um e-mail. Tambem tenho varias perguntas e saber quais os caminhos que voce tomou. Se nao tiver resolvido, quem sabe possamos trocar figurinhas. Meu e-mail wthamsten@yahoo.com.

      Grato
      Walter

  38. Aline disse:

    Oi gente alguem me ajude por favor!
    Depois de receber meu bachelors degree in microbiology, To fazendo meu doutorado- pharmacy doctorate- na california. Minhas perguntas (numeradas para facilitar):

    1) se eu quiser prestar concurso publico no brasil nivel doutorado? Esse diploma ( 4 year doctorate program) sera aceito para prestar nivel superior mesmo que nao seja PhD?? É um pharmDoctorate nao um philosophy doctorate (PhD) em farmacologia.

    2) mesmo que o dakiprafora nak aconselhe a seus clientes a tentar revalidar diplomas na area da saude, qual e o
    Primeiro passo se eu resolvesse tentar? ir a uma universidade que oferece um programa similar e fazer um requerimento para que façam a equivalencia? E o MEC ou o CAPES nesse processo todo? Nao sao eles que dao o reconhecimento final???

    Estou muito confusa, e agora e tarde demais para abandonar
    Realmente preciso desta informaçoe

    Serei muito grata, qualquer um esta bemvindo a responder mesmo que sejam palpites

    Obrigada :-)

  39. Brasileiro disse:

    Master of Laws nos EUA pode validar no Brasil?

    • morais disse:

      Senhores(as)
      Venho com esta comunicar-lhes a respeito de minha indignacao com a lesgilacao brasileira no que diz respeito a revalidacao de diplomas.
      Eu e minha esposa viemos para os EUA no final da decada de 80 em busca de nova oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida. Felizmente conseguimos tudo isso. Porem 20 anos se passaram e resolvemos a voltar para o nosso Brasil antes da copa de 2014.
      Eu me formei em Engenharia em tecnologia eletronica em 1993(Eletronic Engineering Technology). Sai do Brasil formado como Tecnico em eletronica(CEFET-MG) e com 3 anos de experiencia na area. Logo apos a minha formatura nos EUA recebi uma proposta para trabalhar como Engenheiro de Campo para uma empresa da alemanha. Mas eu esperei um pouco mais, pois nesse trabalho tinha que viajar bastante. Aceitei uma proposta de uma multinacional na area de telecomunicacoes, no ano seguinte para trabalhar em Chicago como Analista de produto. Eu tenho um carinho especial com o diploma de Engenharia em eletronica porque gracas a esse diploma eu recebi o meu green card e ao mesmo tempo um reconhecimento do Senado Americano como estudante do ano em minha escola. Esta citation do senado Americano tambem guardo com muito carinho.
      Adorei a minha carreira e consegui fazer meu pe de meia com alguns anos de esforco, ja ha quase 20 anos trabalho para a mesma multinacional. Veja que nao eh facil se manter em uma empresa de tecnologia dentro dos EUA por tanto tempo. Quantos americanos ja se foram nos famosos layoff.
      Em 2010 obtive um segundo titulo em Adimistracao Tecnica (Technical Management). Eu aproveitei que a compania custiava meus estudos em cursos de graduacao e nao a nivel de mestrado e adquiri bastante conhecimentos na area de adiministracao e redacao tecnica.
      Logo apos minha formatura recebi uma proposta para trabalhar na filial da minha empresa em Sao Paulo. Porem, eu nao poderia exercer um cargo equivalente ao meu aqui, pois o Gerente pediu o CREA. O gerente me sugeriu revalidar meus diplomas. Assim o fiz. Em uma das viagens ao Brasil em 2011 eu dei entrada com a documentacao na UNIFEI de itajuba. Tambem, na mesma epoca conversei com o coordenador de curso da UFOP de Ouro Preto. O coordenador me aconselhou a nao entrar com a documentacao porque achava que a comissao que julga os diplomas estrangeiros iria negar a revalidacao. O Brasil nao tem curso superiores especificos em eletronica, que sejam registrados pelo MEC. Tambem, o curso mais proximo de adiministracao tecnica seria Engenharia de Producao.
      Tentei revalidar meu diploma de Engenheiro Americano na UNIFEI para Engenharia Eletrica e me foi negado. Nada fora do comum. As estatisticas nao sao das melhores. De cada 100 diplomas que a USP avalia para revalidacao 70 sao negados. Tenho aqui comigo todos os documentos originais que menciono nesse texto para comprovar o texto do indeferimento. Pela legislacao do Brasil, eu teria o direito de pelo menos ser testado ou fazer cursos complementares para obter o titulo no Brasil.
      Tambem fiz a inscricao em varias entidades privadas do Brasil afim de obter um Segundo titulo. As escolas superiores no Brasil tem uma opcao de segunda graduacao. Nesta inscricao, o aluno portador de titulo pode requerer uma avaliacao de classes para nao se repetir o que ja teve no curriculo anterior. As escolas nas quais eu fiz minha inscricao nao aceitaram meu diploma Americano e tambem nao permitiam que eu cursasse mestrado na instituicao. Bastante estranho, pois o principio de riprocidade nao esta sendo cumprido. Qualquer portador de titulo no Brasil tem as portas abertas em qualquer Universidade Americana seja a nivel de graduacao ou a nivel de mestrado. A unica coisa que se pede por aqui eh uma traducao dos cursos, e o mesmo tradutor indica na traducao uma equivalencia de titulo no diploma. E obiviamente a instituicao pode pedir um estudo complementar de materias que sao exclusivamente relacionadas ao mercado dos EUA. No caso de medicina, sao aplicados testes e aulas complementares.

  40. Pergunta disse:

    Boa noite pessoal,

    Completei todo meu estudo academico mas nao completei minha tese para pegar meu mestrado (feito aqui nos Estados Unidos). Bom, gostaria de saber se e possivel entrar em uma universidade Brasileira para apenas completar meu tese, pois gostaria de ser feito no Brasil. Obrigada Debora

  41. Juliana Siqueira disse:

    Ola,
    Eu moro nos Estados Unidos, mas tenho intencao em retornar ao Brasil. Eu estou fazendo algumas classes no community college pra entrar no programa de Assistente de Fisioterapeuta, e gostaria de saber se eu poderia transferir depois para uma universidade e terminar o curso no Brasil. obrigada, Juliana

  42. morais disse:

    A grande vilan de riprocidade eh a propia lei.

    Esta informação se baseia na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no artigo e demais parágrafos descritos abaixo:
    “Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
    § 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
    § 2º Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
    § 3º Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.”
    Nao faz sentido que um professional ja praticando sua profissao a bastante tempo seja penalizado por uma lei tao banal.
    No caso de minha esposa eh ainda mais gritante.
    Ela se formou no Segundo grau aqui e tambem eh brasileira. Antes de minha vinda para Chicago , minha esposa ingressou em um curso superior de enfermagem em Boston. Nos nos separamos por 3 meses porque ela nao poderia abandonar os estudos no meio do caminho, e me acompanhar da noite para o dia. Assim ela terminou um semestre em Boston e veio para Chicago.
    Em 2000, ela se formou como enfermeira e se sentiu muito orgulhosa por conseguir isso, pois, foi a primeira na geracao de sua familia a ter um diploma universitario. Ela consegiu passar nos testes da associacao de enfermagem Americana na primeira tentativa e hoje eh Enfermeira chefe em um hospital de Chicago. Depois de mais de 10 anos na profissao, ela recentemente obteve um mestrado em ensino de enfermagem. Em 2011, minha esposa deu entrada para revalidacao de diploma de graduacao estrangeiro na USP. Praticamente ao mesmo tempo, ela foi chamada para ser professora de enfermagem em duas faculdades publicas em Chicago.
    Como nao poderia deixar de ser em janeiro de 2012 veio o balde de agua fria . A USP negou revalidar o diploma de Graduacao de minha esposa. No texto anexo da USP podemos perceber onde alegam que minha esposa mudou de escolas. Aqui eh muito comum vc mudar de municipio e ter que trocar de escola para manter os precos dos estudos. Chegaram a dizer tambem que o o curriculo nao tem essa classe ou aquela. Eu acho bastante dificil uma escola nos EUA ter exatamente o mesmo curriculo que uma escola no Brasil. A comecar pela carga horaria. A maioria dos Bacharels aqui tem uma media de 2100 horas sem estagio. Enquanto no Brasil sao mais de 3100 horas sem estagio. De cara 30% do curso nao existe.
    Em 2006 minha Irma veio para os Estados Unidos. Ela foi formada em odontologia pela UNIUBE e trabalhou varios anos para o governo brasileiro no Amazonas cuidando da saude dos nossos indios na cidade de Leticia no extremo oeste do Amazonas. A minha irma tem um sonho de cursar mestrado em uma instituicao nos EUA. Mas percebeu que o ensino universitario aqui eh carissimo. Nao deixando o sonho para tras, depois que ela se casou com um cidadao Americano, ela optou em fazer faculdade de enfermagem e trabalhar como enfermeira para custear o mestrado de odontologia.
    Nao deixando de mencionar, hoje a minha irma eh aluna na faculdade em que minha esposa leciona enfermagem. Um pequeno exemplo, para mostrar que as duas brasileiras sao de se orgulhar. Tambem podemos perceber que ninguem eh barrado de continuar seus estudos nos Estados Unidos. Ela tambem poderia ser dentista se quiser complementar estudos, e pagar a complementacao, que seria bem mais cara do que o curso de enfermagem.
    Recentemente, a presidente Dilma lancou um programa que se chama tecnologia sem fronteiras. Este programa fomenta a exportacao de estudantes brasileiros para outros paises, inclusive os EUA. Sao mais de 70000 bolsas em 4 anos. Eu acho uma excelentissima idea. Contudo, baseado em nossa legislacao atual esse programa eh illegal. O que eh legal para 7000 deveria ser legal para todos.
    No programa, o estudante pode fazer parte dos estudos aqui e parte dos estudos no Brasil. Com isso as classes que foram feitas em escolas no EUA seriam validas automaticamente no Brasil. Neste caso estariam indo contra a legislacao. Como ja coloquei aqui, as escolas nao revalidam parte de um curriculo, mas sim o curriculo inteiro. E na maioria das vezes nao tem meio termo. Eh sim ou nao.
    Desde ja peco desculpa pela falta de acentos nessa redacao. Estou escrevendo em um PC fora do Brasil usando um teclado para o idioma ingles.
    Se vc leu o texto e este assunto lhe interessa, entre em contato com ourominas@yahoo.com
    Vamos lutar nas redes socias para um Brasil melhor.

  43. leitao disse:

    Meu curso se chama Family and Consumer Science Concentrated in Dietetics aqui nos estados unidos e gostaria de saber se poderia ser valido quando eu voltar para o Brasil como Nutricao?

  44. Paulo Oliveira disse:

    No Brasil, o MBA é um curso voltado para profissionais de mercado em busca de aperfeiçoamento, que não podem dedicar uma grande parte de seu tempo aos estudos, nos Estados Unidos e na Inglaterra o MBA é um programa de especialização em tempo integral (com exceção dos Executive MBAs, que seguem o mesmo modelo do MBA brasileiro), que confere ao participante um master’s degree, título que, no Brasil, equivale ao mestrado.

    Tenho MBA dos Estados Unidos. Vocês sabem dizer se terei problemas em revalidar o meu mestrado no Brasil? Voces conhecem alguem que revalidou este diploma no Brasil?

  45. Rafaella Dornelas disse:

    Olá,
    eu me formei em Business Administration/International business em maio de 2011. Voltei ao Brasil e só agora soube que era preciso autenticar meu diploma caso eu quisesse validá-lo aqui no Brasil. Minha dúvida é se ainda teria uma maneira de validar meu diploma mesmo sem a autenticação.
    Obrigada e espero ansiosa uma resposta!
    Rafaella Dornelas

  46. Mairo Morais Ferreira disse:

    Ola,

    Em 2011 me formei em Produção de Cinema e Televisão nos Estados Unidos. Acabo de retornar ao Brasil. Gostaria de validar meu diploma.
    Como proceder?

    Obrigado por sua atenção e tempo.

  47. Leonardo disse:

    Olá,

    Sou formado em engenharia civil aqui no Brasil e gostaria de saber se o meu diploma vale nos Estados Unidos. Gostaria de trabalhar la como engenheiro por um período e precis saber o que devo fazer caso meu diploma não seja válido.

    Muito obrigado,

    Leonardo

    • admin disse:

      Olá Leonardo,
      Envie um e-mail para daniel@daquiprafora.com.br. Talvez possamos ajudá-lo.
      Atenciosamente,
      Equipe Daquiprafora

    • morais disse:

      Leonardo. Tenho varios colegas engenheiros eletricos formados no brasil que trabalham nos EUA com seus diplomas Brasileiro. A unica coisa que pedem por aqui eh uma traducao. A multinacional que trabalhamos aceita diploma estrangeiro e aqui o profissional de engenharia, na maioria das vezes nao precisa ser associado a um conselho para exercer a profissao. Mas no seu caso, por se tratar de engenhariac ivil as empresas devem exigir uma complementacao de curso para o mercado americano. Simplismente porque muitas das contrucoes aqui sao diferentes do que construcoes brasileiras. Contudo, as universidades aceitam o curriculo brasileiro e vc pode fazer sua complementacao. O mais dificil do EUA nao eh aceitacao de diploma e sim Visto. Lembre-se revalidar diploma eh revalidar cultura e nao significa visto de trabalho. Os EUA sao mestre nisso. Um exemplo sao os engenheiros europeus que ajudaram construir esse pais.

      • Love disse:

        “Canadian gold Maple Leaf bullion coins are the world’s most pouaplr .9999 pure gold bullion coin. The Canada Maple was the first pure gold bullion coin when it was introduced in 1979.”"Gold Maples are the most pouaplr of the .9999 pure bullion coins, and the one ounce Maple is a very efficient way to buy and hold pure gold in a widely traded and world-recognized form. An advantage of the .9999 pure coins, over the alloyed coins such as Eagles or Krugerrands, is that pure gold is easily worked with by a jeweler or sculptor, should you decide someday to have something made out of your gold.”

  48. Marisa disse:

    Ola, preciso de uma informacao. Estou graduando meu college nos EUA ano que vem em Biology e pretendo transferir para Universidade para fazer medicina.Seria possivel transferir para Universidade no Brasil em medicina depois de acabar meu college ou teria que acabar minha universidade nos EUA primeiro ? E quais seriam as melhores opcoes no caso de uma vez ja com meu college diploma na mao se eu viesse morar no Brasil ? Por favor me mantenha informada no meu email.

    • morais disse:

      Marisa . da uma passada no blog revalidacaobrasil.blospot.com
      infelizmente o brasil nao aceita discipplinas cursadas fora. e no caso de revalidacao o sistema eh arbitario.

  49. Nayane disse:

    Boa tarde, sou fisioterapeuta e gostatia de saber se posso validar meu diploma brasileiro para trabalhar em Portugal.

    Atenciosamente
    Nayane

  50. Paulo Moleda disse:

    Bom dia

    Tenho
    Bachelor’s Degree em WEB DEVELOPMENT pela WAC University nos USA

    Estudo equivalente a 4 anos

    É possível ter equivalência no Brasil?

    Como faço?

    Me ajudem!

    Obrigado

    • morais disse:

      equivalencia sempre eh possivel. Porem no Brasil eh um systema arbitrario. Eu e minha esposa temos um Bacharel nos EUA e contamos nossa historia no blog revalidacaobrasil.blogspot.com

  51. cristina takeda disse:

    olá ! Meu filho se forma em Maio/2012 em engenharia quimica no Florida Institute of Technology (FloridaTech)
    Tenho visto comentários assustadores sobre a dificuldade de revalidar o diploma dele no Brasil.
    Dizem que 70% é recusado. Isso é verdade? Inclusive para engenharia e para instituições acreditadas?
    Grata pela atenção

    • morais disse:

      Certissima cristina,
      contamos nossa historia recente no blog revalidacaobrasil.blogspot.com

      o meu e de minha esposa foi indeferido recentemente. Mas se vc nao pagar nada na revalidacao, vale a pena tentar em escolas diferentes.
      primeiro tem que traduzir tudo e carimbar os originais no consulado brasileiro no estado da florida. Essa seria a etapa 1 e imprecidivel.

      Boa sorte.

      • morais disse:

        Acabei de pesquisar a colocacao do florida institute of technology. O rank mostra em numero 3000 entre todas as escolas internacionais. A USP esta rankeada em 180. assim sendo, nao aconselharia a tentar na USP. A media das escolas brasileiras tambem estao por volta de 3000 nos ranks.
        No Brasil, escolas que nao sao rankeadas no topo sao discriminadas. Infelismente.
        Provavelmente nem olham o curriculo. Uma vergonha, porque ja trabalhei com varios profissionais do Florida institute of technology e sao otimo profissionais.
        E veja que com o dinheiro que o governo brasileiro investe em pesquisas na USP era para ser mais rankeada que havard.

        • Thaila Cruz disse:

          Morris que site que voçê procurou saber sobre o ranking? Formo em 2013 por uma universidade America e estou muito preocupada com o processo de revalidação. Aqui nos estados unidos a minha universidade è atè bem reconhecida, Purdue University, mas não no Brasil

    • Robert Afferri disse:

      Ola Cristina,

      u sou engenheiro quimico formado nos EUA (classe 2008) pela Stavens Institute of Technology em NJ. Estava lendo o seu comentario sobre revalidacao do diploma do seu filho no Brasil e a minha situacao eh identica. Porem, eu continuio confuso sobre os 70%. Vc conseguiu alguma resposta sobre esse assunto?

      Eu ja tenho todos os documentos agora somente tenho que levar no consulado Brasileiro em NY e eles dizem que em 7 dias ficam pronto.

      Me passe alguma noticia se vc tiver alguma novidade sobre a revalidacao do diploma de engenharia quimica do seu filho.

      Atenciosamente,

      Robert

  52. Bibi disse:

    Oi! Estou me graduando em um community college e me transferindo para um 4 years college…Moro em NY e ganhei uma bolsa parcial para estudar no St Josephs college ( por isso ele se tornou minha primeira e unica opcao). Mas desde que olhei a grade curricular fiquei com a pulga atras da orelha. Estarei transferindo 64 creditos do community college e terei q fazer mais 64 la. Soh q entre essas materias restantes, me surpreendeu o fato de terem mtos cursos de “liberal arts” como: musica, art, lingua estrangeira, filosofia, religiao, sem contar aulas de historia, psicologia, ingles q me parecem fugir mto do curriculum das faculdades brasileiras… Por isso estou meio apavorada agora, depois q comecei a pesquisar sobre a equivalencia e revalidacao de diplomas. E constatar q a maioria das pessoas tiveram experiencias infelizes na hora da revalidacao. Minha major eh Business Administration, e pelo que estava vendo ha mtaaa diferenca entre o meu curriculum daqui e o da Usp… Qdo eu li a um tempo atras aqui nesse blog mesmo, de que a “maioria esmagodora” dos diplomas teria valor no brasil, presumi q esse processo de revalidaco nao fosse tao burocratico e tao dificil. Tenho pretencao de voltar ao Brasil assim que terminar minha faculdade, e quero dar continuidade ao estudos la, no futuro quero fazer um MBA pra poder crescer profissionalmente e tals… Soh q agora estou morrendo de medo de que todo o esforco e sacrificio que fiz aqui nao sirva pra nada. Queria saber o que vcs me aconselham a fazer nesse caso? Se vcs tem alguma dica ou alguma opiniao ao respeito.

    Obrigada!

    Bibi

  53. Idgla Moura disse:

    Caro Amigo,

    Primeiramente gostaria de agradecer a sua dedicação para responder as perguntas das pessoas aqui no blog. A sua a juda e muito importante e muito essencial. Mais uma vez muito obrigado.

    Acabei de me formar pela Catholic University of America em Washington, EUA. Eu tenho um Bacharel em Business Management. Eu estou voltanto pro Brasil agora mes que vem e escolhi a Federal da Paraiba para revalidar meu diploma. Eu percebi que os documentos requeridos variam MUITO de faculdade pra faculdade en termos de revalidacao. Mas no geral eles sao: Diploma, Historico,etc.

    A UFPB requer, alem dos documentos acima, o que eles chaman de “conteudo programatico”. Esse Conteudo programatico eh o chamado Syllabus, aqui nos EUA??? Por que se for, eu paguei 40 cadeiras diferentes nesses 4 anos de Administracao de Empresas. Cada Syllabus contem mais ou menos 5 ou 6 paginas.. Juntando os 40 cursos daria mais ou menos 200 paginas ao todo.

    Sera que eh realmente os 40 “Sylabbus” mesmo que a universidade precisa, ou se trata de algum outro documento, tipo alguma descricao de curso, ou outra coisa assim? Porque se for os 40 “Syllabus” nossa vai dar um trabalho ENORME imprimir e traduzir tudo isso.

    Obrigado pela resposta.

    Idgla Moura

  54. Jamylle disse:

    Estou pretendendo fazer faculdade de Arquitetura nos EUA, mas me preocupo com a validação do meu diploma caso eu queira voltar a trabalhar no brasil, não vi nenhum comentario sobre faculdades de arquitetura, são mais difíceis de serem validados? Obrigada.

  55. Frank disse:

    Ola, Eu me formar no curso de Educacao Fisica nos EUA e acabei de voltar pro Brasil. Eu gostaria de saber onde eu devo ir e quais sao os primeiros passos que devo tomar para validar meu diploma americano aqui no Brasil.

    Desde ja muito grato,

    Frank.

  56. Roberto Nicola Giampietro disse:

    Olá a todos.

    Gostaria de esclarecer umas dúvidas com relação a University of the People pois pretendo fazer o curso de ciências da computação oferecido por eles que me parece de ótima qualidade e é free (possui apenas algumas pequenas taxas).

    Esta universidade, de iniciativa da ONU, é 100% online e está em processo de solicitação de credenciamento de uma agência reconhecida pelo Departamento de Educação dos EUA.

    Minha dúvida é a seguinte: se eu fizer este curso consigo validar este diploma aqui no brasil?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Roberto.

  57. louise disse:

    Estava vendo o blog de voces e achei super interessante. Obrigada por todas as informacoes que voces disponibilizam no site. Eu estou estudando business administration-marketing nos eua. Agora eu estou em um community college mais eu vou transferir para uma universidade daqui a um ano. Pretendo voltar ao Brasil, o que devo fazer?? Sera que eles revalidam meu diploma no Brasil? Posso trabalhar com o diploma americano ou eu tenho que revalidar?? Sou do rio de janeiro, em caso de que tenha que revalidar, voces poderiam me ajudar?? Outra duvida, eh muito caro revalidar??? Eu escutei que tem q fazer uma traducao juramentada de todos os cursos com descricao que eu cursei nos eua e mais o diploma, Isso eh verdade???? Desde jah obrigada pelo seu tempo. Espero ouvir em breve de voces

  58. Daniela Bezerra disse:

    Bom dia! Em 2006 fui para os EUA pelo Daquiprafora e fui estudar e jogar em uma universidade em Washington DC. Voltei em 2009 e aqui estou, na luta para conseguir a validação do meu diploma. A demora está sendo mais pelos documentos que tive que mandar para o consulado autenticar.
    Minha pergunta é: vou estar dando entrada nesse processo acredito que nesse mês pela USP. Como nossa carga horária na universidade americana é em créditos, existe algum problema ou obstáculo nisso?
    Uma vez que eles pedem a grade curricular e carga horária? Tem que fazr algum tipo de conversão?
    Bom, fico no aguardo desse esclarecimento.

    Obrigada…bom dia!

  59. matheus disse:

    Boa noite! Estou atras de uma oportunidade para conseguir bolsa em uma universidade nos EUA! Gostaria saber se a estrutura curricular é a mesma no curso de Engenharia Civil e como funciona o processo de transferência de universidades, se é possível aproveitar as cadeiras ja cursadas em uma faculdade do brasil, PUC-RS!!
    aguardo resposta!!
    obrigado

  60. patriciaalves disse:

    Ola gostaria de tirar uma duvida tenho o green card e gostaria de saber se poderia me formar em Fisioterapia no Brasil e cursar uma pos graduacao nos EUA ja que eu li sobre os cursos na area da saude e fisioterapia nao eh visto como graduacao e sim como pos,com isso terei permissao de trabalhar tanto nos EUA como no Brasil????ou eu deveria estudar tudo em uma universidade dos EUA???e assim consigo validar meu curso pra exercer no Brasil???obrigada pela orientacao…

  61. Gleudson da Silva Junior disse:

    Gostaria de saber como fica entitulado e como reconhecer um Minor Degree estudado na Republica da Irlanda. Sou formado em Educacao Fisica e Estudei Minor degree (Fetac Level 6) em Esportes – enfase em Futebol.

    Grato

    JR

  62. Raina disse:

    Sou americana e estudo no Texas A&M University, onde curso Medicina. Quero trabalhar no Brasil depois de formada, e me casar com meu namorado brasileiro. Terei alguma dificuldade de revalidar meu diploma no Brasil, por ser americana?

  63. Miguel Arcanjo disse:

    Alguém saberia me responder se fazendo 1 ano do curso de medicina aqui no Brasil eu poderia transferi-lo para Portugal?

  64. MEIRE disse:

    OLA,
    ACABEI DE FAZER MEU CURSO NA UNIVERSIDADE NOS USA DE EARLY CHILDHOOD EDUCATION, SERA
    QUE VOU PODER DAR AULA NO BRASIL?
    OBRIGADA
    MEIRILENE

  65. Lucimar Freire disse:

    Tenho Bachelor em Ingles,literatura e portugues no Brasil, atualmente estou cursando um MBA online em K-12 ESL, gostaria de saber se depois de formada o meu Mestrado tem validade no Brazil?

  66. Camila disse:

    Olá ,gostaria de saber se o curso de geologia nos E.U.A é valido para o Brasil.

  67. Marcela disse:

    Olá. Gostaria uma informação eu estou concluindo meu associates em biology nos EUA mais estou Voltando ao Brasil. Gostaria de continuar em medicina no Brasil . Eu teria que fazer meu bachelors nos EUA em BIOLOGy ou posso já entrar numa universidade medicina no Brasil direto? Qual o primeiro passo a tomar ? E como faço para dar andamento antes de sair dos EUA ja com tudo pronto ? Por favor me mantenha informada. Agradeço desde já.

    • Eugenio disse:

      Ola Marcela.
      Me encontro em situacao parecida com a sua. Estou no Junior year de Psicologia em uma universidade da Florida e gostaria de ir para o Brasil para fazer Medicina. Voce obteve alguma resposta se isto e possivel? Por favor, ficarei muito agradecido se voce puder retornar a minha mensagem.Obrigado!

  68. Andrews disse:

    Prezada Equipe,
    Ouço sempre falar de que os cursos de MBA’s são de MESTRADO, mas que no Brasil não são reconhecidos, o Governo Federal quase não distingue esse curso de 420hs divididas em mais de 365 dias mais monografia, de um curso de aperfeilçoamento de 120hs em alguns meses sem defesa. A revalidação é apenas para que valha como título de especialização lato sensu ou como MESTRADO stricto sensu?

    Vencimento Graduação Acadêmica: R$ 2 .762,36
    Retribuição por Aperfeiçoamento: R$ 2 .949,68
    RT por Especialização: R$ 3 .120,08

    Fonte: http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/noticias/2012/jul/120726_tabela_EBTT.pdf

  69. Ramon Carvalho disse:

    Ola, tenho o diploma do ensino medio dos eua(fiz so o 3 ano la) passei um ano de intercambio.
    Gostaria de saber se esse diploma vale como diploma de curso de ingles, ou preciso fazer o curso para ter um diploma?

  70. Leila disse:

    Olá, sou formada em Educação Física pela UFRJ e fiz o curso do AFAA há muitos anos em São Paulo quando os americanos estiveram aqui e felizmente consegui o diploma, lembro-me q foi muito difícil, pois além de fazer uma prova prática com banca examinadora ainda tive q acertar 90% da prova. Poucos passaram e a promessa era de q nosso certificado teria validade no exterior. Gostaria de saber o que fazer para revalidá-lo ou se não precisa revalidação se continuam valendo todos os princípios, fundamentos e tudo mais q nos foi ensinado. Quero me manter sempre atualizada. Obrigada.

  71. William Maksoud disse:

    Boa tarde, moro nos Estados Unidos ha 16 anos e me formei em uma universidade Americana com um Bachelor of Science (matematicas). Sou professor de Matematicas em um High School daqui. Tambem fiz um teste e passei no exame para ser professor de Espanhol em High School. Que tipo de validades esses diplomas tem no Brasil? Posso ser professor no Brasil ou o que mais posso ser se decido voltar ao Brasil?

  72. Diogo disse:

    Oi!!!!!!

    Me formei com uma BACHELORS DEGREE de CINESIOLOGIA (KINESIOLOGY DEGREE) da University of British Columbia em Vancouver, BC. CANADÁ.

    Morei no Canadá por 20 anos e depois da minha graduação voltei para o Brasil. Gostaria de saber se a minha “degree” da para ser transferida para Fisioterapia aqui no Brasil, talvez completando alguns cursos amais…

    obrigado.

  73. Bruna disse:

    Ola, faco Business em uma Community College, fazia Administracao no Brasil mas tranquei para vim para ca. Essa materias que estou fazendo aqui posso usa-las no brasil para meu curso e eliminar essas materias sendo que elas sao com creditos?

    Obrigada

  74. leonor loures disse:

    Ola. Vivi nos Estados Unidos por 20 anos e 6 meses e agora retornei ao Brasil. Eu fiz o Community College nos Estados Unidos, ou seja terminei todas as disciplinas que poderiam ser feitas na universidade para sair mais barato. Depois, eu peguei meus creditos do Brasil do curso de Letras que havia cursado por 3 anos e conclui a faculdade la em um Colegio chamado Excelsior College. Meu curso e Liberal Arts and Sciences, o que equivale aqui a Ciencias e Humanidades, de acordo com o tradutor. Depois de tudo isto, eu fui cursar o Mestrado em Ingles e Literatura. Embora não tenha terminado o mestrado, voce cre que eu possa aproveitar os creditos aqui no Brasil…. Existe algum lugar onde possa reconhecer meu diploma… Não encontrei ate agora nenhuma universidade com curso semelhante. Outra coisa, e que peguei uma carta da SFSU (San Francisco State UNiversity) que diz que eles não sabem o que e
    Descrição de Curso. Como e que aproveito meus 12 anos de estudo la…. Obrigada.

  75. eliane goldstein disse:

    Um curso de massage therapy certificate feito em um community college nos eua e valido no Brasil?

  76. Ana Paula C. Ramos disse:

    Ola!!
    Gostaria de saber se alguem com um mestrado em Ingles dos Estados Unidos precisa validar o diploma para dar aula em alguma universidade no Brasil. Se sim, seria esse um procedimento facil??

    Obrigada

    Ana

  77. Mariana disse:

    Olá fiz faculdade nos EUA de 2004-2008 e em 2009 tentei a validação pela Faculdade Federal de Viçosa. Porém depois de 6 meses eles negaram a validação e não me falaram o que fazer para consegui-la. Perguntei se eu tinha que fazer cursos e ninguem soube me orientar. Se eu der entrada novamente agora mesmo depois de 4 anos de formada, tem algum problema? A questão de tempo é um problema? Como devo proceder?
    Obrigada,

  78. Paulo S disse:

    Oi Pessoal, primeiro parabéns pelo site e as explicações.

    Minha namorada e Americana e é formada em Enfermagem, existe a possibilidade dela trabalhar aqui no Brasil? Ela serviu como missionaria da Igreja que frequentamos aqui no Brasil, portanto ela fala Português.

    Bem desde já agradeço a ajuda.

    Ate

  79. Joao disse:

    Ola! Eh muito dificil de ter validacao do diploma de Health Sciences no Brasil? O que este curso pode fazer em questoes de trabalho?

    Obrigado

  80. Rafael disse:

    Ola tudo bem? tenho uma pergunta, estou me formando em enfermagem na universidade de massachusetts, Boston e estou me mudando para o Brasil e gostaria de saber como eu faco, questao de validade de diploma e questao de aceitacao da carreira la. Eu li no seu blog que cursos na area medica e meio complicado, bom eu pensava que area de saude e uma coisa so em qualquer lugar!! Bom agradeco a sua atencao..abracos rafael

  81. Daniele disse:

    ola
    eu moro nos Houston a 2 anos estou pensando em tirar o meu associate degree em human resource management online.
    minha pergunta e caso eu volte para o brasil o meu diploma tera validade?

  82. JP Afonso disse:

    Gostaria de saber se é possivel transferir de uma Universidade aqui nos EUA para um no Brasil. Atualmente estou na New York Institute of Technology e quero voltar ao Brasil. É possivel transferir a uma universidade brasileira, federal ou particular sem precisar fazer vestibular ? Obrigado

  83. Mari disse:

    Ola,
    Estou pensando em comecar community college e depois transferir para virginia tech, UVA, ou alguma na Florida. Pretendo voltar para o Brasil apos receber meu diploma. Quero cursar engenharia quimica. Gostaria de saber quais faculdades na florida ou em virginia sao valorizadas no brasil e que o diploma nao teria problema na hora de revalidar. Sera que vale a pena estudar no exterior?
    Atenciosamente,
    Mari

  84. Carolina disse:

    Olá!
    Estou cursando o terceiro período de direito e gostaria de saber se há possibilidade de transferir meu curso para alguma faculdade dos Estados Unidos. Vale ressaltar que já possuo o certificado de Cambridge no qual consta meu nível de inglês.
    Agradeço desde já.

  85. Vinícius disse:

    Caso seja possível, gostaria que me tirasse uma dúvida, estou atualmente no último período do curso de Engenharia Civil, numa Pontifícia Universidade Católica (reconhecida internacionalmente a partir do Vaticano), e gostaria de saber se meu futuro diploma teria algum valor, tanto profissional quanto na esfera educacional, já que teria interesse em fazer um curso de especialização no futuro e ou atuar em minha área no exterior.
    Desde já agradeço.

  86. ofelio disse:

    eu sou formado em publicidade, vim para os EUA tentar fazer uma pós. A minha dúvida é em relação à aceitação de algum curso que eu fizer aqui.Ainda estou me preparando, estudando inglês para em seguida ingressar em um college ou pós graduação.Gostaria muito e agradeceria muito se você pudesse me orientar em relação a isso.Estou em Nova Iorque, qual college ou curso devo procurar?? Qual na área de publicidade teria mais aceitação no Brasil, especificamente em São Paulo??  Tenho que fazer alguma validação quando chegar no Brasil??
    Agradeço

  87. lazara disse:

    Por favor, preciso de uma resposta para a duvida que temos;Meu filho está fazendo engenharia nos Estados Unidos e gostaria de saber quala pocentagem de conseguir a validação aqui no brasil, uma vez que a grade deles são diferentes daqui.Quantos anos ele precisa ficar la, uma vez que ja cumpriu dois anos em communiy college e não tem nada da grade do brasil de engenharia:

    grata

  88. Leonel Bueno disse:

    Prezado,

    Estou bastante interessado num curso oferecido pela IBS-SP (http://ibs-sp.com.br/site/novo/la_verne.html) e não consigo maiores informações a respeito do que é um “Certificate in Executive Management” que é o que o cursos oferece. Não sei qual a validade do curso aqui no Brasil, se conta como uma especialização, uma pós, ou algo assim.

    Desculpa fugir um pouco do assunto graduação, porém, não consigo essa informação de jeito nenhum.

    Obrigado

  89. Daiana disse:

    Ola! Meu nome e Daiana e tenho um Associate Degree em negocios internacionais(comex). Gostaria de saber se tenho chances de conseguir emprego na area de logistica. Preciso validar meu certificado?

    Grata.

    • johnynsleikert disse:

      Tenho Buy, de engenharia eletrica quer faço para arrumar, emprego; pois para onde vou todos querem a carterinha, do crea, quer faço para adquerir a´mesma..de-me, uma dica.. grato..pela informação.

  90. Luciana ferreira disse:

    Gostaria de saber qual a legislação que exige que o certificado de nível médio só tem valor no Brasil quando validado. Pq no caso da graduação a lei 9394/96 (LDB), no seu art. 48, 2 exige, mas em relação ao nível médio não achei lei afirmando isso, e pelo princípio da legalidade para exiger tem que ter lei. certo?

  91. Hugo Cirilo disse:

    Saudações, senhores!

    Pretendo fazer um curso de administração online na Atlantic International University, porém fica a dúvida sobre a valição do diploma no Brasil.

    O consultor disse que embora a universidade não seja acreditada nos EUA, o diploma é um bacharelado como qualquer outro – segue página que trata sobre acreditação da universidade – http://aiu.edu/Accreditation.html

    Gostaria do parecer dos senhores para o esclarecimento da dúvida, pois a grade do curso se assemelha bastante com os cursos oferecidos no Brasil e o diploma é de bacharel.

    Como devo proceder?

    Muito agradecido!

  92. Felipe Campos disse:

    ola,
    Eu estou fazendo engenharia civil aqui nos EUA mas as vezes nao tenho certeza si meu diploma sera valido no Brasil quando eu voltar. Tenho muitas perguntas si os senhores pudesse entrar em contato comigo pelo meu email eu agradeceria muito.
    Muito agradecido!

  93. Hélio Suzuki Vieira disse:

    Qual a melhor maneira para revalidar meu diploma de Economia nos Estados Unidos aqui no Brasil?

  94. Daniel Monteiro disse:

    Como posso validar o meu Associate in Science, Architecture; Construction Management?
    E se validado, ele será o equivalente a uma faculdade ou a um curso técnico?

    Obrigado.

  95. Alexander Maurício Gonçalves disse:

    Boa tarde,

    Gostaria muito de obter informações sobre revalidação de diploma. Minha filha formou-se na Suíça, em hotelaria na universidade de Glion no ano de 2009, logo em seguida ela foi para os USA trabalhar no ramo, ficou lá até o período de validade do seu visto terminar, regressando ao Brasil. Ela esta trabalhando no Rio de Janeiro. Como eu poderia proceder para a validação do diploma dela?
    A Faculdade pela qual ela foi para Glion, nunca falou nada de como deveria proceder para a vslidação.
    Vocês poderiam nos horizontar? Haja visto que, estamos tendo muitas dificuldades em obter este tipo de informação?

    Ficamos no aguardo,
    Att.,

    Alexander M. Gonçalves

  96. Paulo Castro disse:

    Tenho uma amiga que mora em Overland Park no Kansas e se formou em enfermagem na Johnson County Community College, mas ela quer atuar aqui no Brasil. Ela me disse que a grade curricular da faculdade dela é como se ela tivesse feito a faculdade de enfermagem e um mestrado na área aqui no Brasil.
    Qual o passo a passo para ela validar o curso dela e poder atuar aqui no Brasil ?

  97. Monica disse:

    Ola!!

    Tenho bachelor’s degree em enfermagem nos EUA e preciso saber o que fazer para validar o meu curso no Brasil.
    Antecipadamente, agradeco a atencao.

    Monica

  98. Elizabeth Humel disse:

    Ola sou arquiteta formada em NY pela NYIT estou a desde maio de 2011 esperando a UNB fazer a revalidação do meu diploma…além de ter pago na época R$500,00 ainda tenho que esperar mais de 2 anos pra ter alguma posição de onde está o meu caso dentro da própria instituição………é realmente uma falta de respeito com o próximo.

  99. Caio Danilo Maciel disse:

    Olá,

    Tenho bachelor´s degree em international business nos Estados Unidos. Gostaria de validar meu diploma no Brasil. Gostaria de saber quais são os documentos que devo enviar para o consulado brasileiro nos Estados Unidos? Possuo o diploma e as ´academic grades` comigo. Obs: Todos estão carimbados e assinados pelo diretor da faculdade.

  100. Renata Ribeiro disse:

    Olá,

    Vou fazer um mestrado em horticultura na The Ohio State University e gostaria de saber como eu validarei men diploma quando regressar ao Brasil.

    Muito obrigada!

  101. Meire disse:

    Olá gostaria de saber se posso estudar para ser professora nos EUA com as matérias Geografia,Inglês ou Pedagogia será válido quando eu voltar ao Brasil ?Quais faculdades oferecem esses cursos e oferecem bolsas?Obrigada pela atenção!!

  102. Giulia Andreazza disse:

    Olá, eu gostaria de saber se fazer uma Master nos EUA do tipo MBA é equivalente a um mestrado no Brasil.

  103. lanna disse:

    Acabei de fazer um curso de tecnico de infermagem online e gostaria de saber se ele vale no brasil. Ficarei grata se alguem me mandar um email lannageovanna@hotmail.com obrigado.

  104. juliana disse:

    Com o certificado em Early Education dos EUA, quanto tempo levaria para pegar o bachelor em educacao no Brasil? Obrigado.

  105. Beatriz disse:

    Ola,
    Um otimo blog para quem busca solucionar duvidas sobre educacao EUA-Brasil

    Eu realmente queria entender algo, tenho um diploma de Tradutor feito aqui no Brasil, ao fazer meu Master em Education nos EUA para ser valido aqui antes de sair dos EUA tenho que ir até o consulado mais próximo para fazer a autenticação? E ao chegar aqui, tenho que ir aonde? No MEC?
    E com o Master de lá eu obtenho o equivalente ao Mestrado daqui, correto? Assim sou apta a dar aula em faculdades/universidades aqui no Brasil?

    Obrigada!

  106. MARCO OLIVEIRA disse:

    Sou formado em enfermagem nos EUA. Atualmente trabalho na UTI da Cleveland Clinic. Tenho desejo de regressar ao Brasil mas tenho ouvido sobre as muitas dificuldades em revalidar meu diploma e ter minha experiencia reconhecida no Brasil. Gostaria de ver uma materia sobre o tema. Obrigado

  107. Eliane disse:

    Ola pessoal!!!!
    Estava fazendo uma pesquisa na net e felizmente encontrei o blog de voces, eh otimo. Meu marido se forma em Psicologia aqui nos EUA ano que vem, temos intencao de voltar ao brasil e ja entendi o processo para validacao do diploma. O que nao consegui, foi saber algumas universidades brasileiras que ja tenham feito uma validacao desse curso. Ja liguei pra varias e eh como se ninguem soubesse nada. Podem me ajudar por favor??
    Desde ja agradeco.
    Abracos!
    Eliane

  108. Joao Rodrigues disse:

    Bom dia, sou formado em curso de Bachelor em Enfermagem(aqui nos EUA), e estou fazendo mestrado em Anesthesia aqui nos EUA tambem , pela Adventist University of Health Sciences . Minha pergunta he: Como faco para trabalhar no Brazil, o que devo fazer ou por onde comecar? Estarei terminando meu mestrado no proximo ano (2014), quero voltar para o Brazil e trabalhar la.
    Obrigado, qualquer informacao me ajudara muito.

  109. Maira Horta disse:

    Bom Dia Cris!
    Sou Terapeuta clìnica com especializacão em trauma, formada na California onde vivi pelos ultimos 17 anos. Este ano voltei a minha Pàtria, Brasil onde estou enfrentando dificuldades em revalidar meu diploma e exercer minha profissão. O estado da Califòrnia exige que terapeutas clìnicos possuam diplomas de universidades reconhecidas por seu sistema educativo, uma graduação em qualquer area de estudo, Pòs Graduação em Psicologia , estàgio de 3 mil horas, mìnimo de 40 horas de terapia pessoal, e passem em duas provas para exercer a profissão. No Brasil, a UFSC negou revalidação; A UNIP, FIAM e UNIFADRA negaram equivalência de matèrias (para que eu cursasse somente o necessàrio). o edital do MEC diz que o BR nao revalida Pós-Graduacao americana Lato Sensu, e possivel?!
    Gostaria de saber se você pode me ajudar ou me fornecer informações de como proceder nesse casso. Obrigada!

  110. Thalita disse:

    E possivel um associates degree ser revalidado no Brasil?

  111. Bruno ferreira disse:

    Ola,
    Irei me graduar em business marketing and management em Oregon, eua no final do ano 2013.
    Voces conhecem algumas empresa ou contato que esteja contratando nos eua ou no Brasil?

  112. Stephannie paiva disse:

    Ola, parabens pelo blog!
    Eu estarei graduando com um Bachelors degree em international business. Como faco p validar no brasil? Sera valido, ou terei que fazer classes complementares? E em termos de emprego com esse diploma?
    Obrigada!!

  113. FABIOLA BARROS disse:

    Boa tarde.
    Sou doutoranda em gestão empresarial na Universidade de Nottingham – UK, e gostaria de obter informações quanto a validação do meu diploma aqui no Brasil.
    Desde já, agradeço a atenção, e fico
    Att

  114. Stephano L. disse:

    Olá, gostaria de tirar um dúvida…a minha namorada é cidadâ americana e ela gostaria de saber se é possível validar um curso de uma faculdade americana de Enfermagem (2 anos) aqui no Brasil e conseguir um emprego na área aqui no Brasil…ou se é mais vantajoso ela cursar a faculdade aqui no Brasil. Ela planeja se mudar pra cá no futuro. Qualquer informaçao sería bem vinda… Obrigado.

  115. Jussara disse:

    Olá. Algum curso de Psicologia à distância em universidade americana é validado de alguma forma no Brasil? De repente com o ajuste de o estágio ser feito por aqui?

    De maneira geral, os cursos da Walden (cujo mantenedor tem atuação no Brasil) são validados no Brasil (graduação, mestrado e doutorado)?

    Grata antecipadamente, a quem puder e souber responder.

  116. rafaela disse:

    ola, fiz meu highschool no EUA, e agora estou aqui no Brasil. Preciso que seja reconhecido aqui no Brasil. Onde e que eu vou, o que eu faco? poderia me ajudar? por favor estou muito perdida! obrigada

  117. Andre Albuquerque disse:

    Oi,

    Meu nome eh Andre, eu estudei cinema no Miami Dade College em Miami, FL, adquiri um diploma de Associate am Science.
    Aqui no Rio de Janeiro, onde resido, existem três faculdades de cinema:
    UFF, PUC e Estacio de Sah.

    Das tres universidades, o conteúdo programático da Estacio eh i mais próximo do conteúdo do MDC.

    Como posso validar meu diploma em uma faculdade federal, sabendo que terei que fazer matérias de adaptação na Estacio?
    Hoje na Estacio fui informado que preciso validar o diploma em uma Universidade Federal, mas se o programa da UFF eh absolutamente diferente do MDC, como devo proceder?

    Muito obrigado.

  118. Nadja disse:

    Ola,
    Moro nos Estados Unidos ha 18 anos, e estou terminado a minha faculdade de Matematica com minor em Economia. Estou retornando para o Brasil ano que vem, e gostaria de saber como faco para entrar numa faculdade de mestrado no Brasil e validar o meu curso universitario de matematica para poder conseguir um trabalho no Brasil, quero fazer antes de ir, assim quando chegar ja estou pronta para procurar trabalho e ingressar no curdo de mestrado.
    Sinceramente,
    Nadja

  119. Sean Heller disse:

    Sou Americano e estou morando no Brasil aguardando o visto definitivo. Concluí o curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Wisconsin em 2005 e trabalhei ainda nos EUA até a minha vinda para o Brasil em outubro de 2013.
    Como fazer para revalidar o meu diploma que já é Legalizado por Autoridade Consular Brasileira?

  120. Jessica Aquino disse:

    Ola, sou brasileira com degree em Pedagogia. Como faço para validar meu degree o Brasil?

  121. Leonardo disse:

    Ola estou com uma duvida , estou nos Eua por
    Ums meses , meu ingles e bom e estou terminando o curso level 5, planejaria fazer um associates degree in a community college de administration business gostaria de saber se na minha volta ao brasil para conseguir um emprego seria bom pra mim e pagaria minha facul ou se eu gastasse menos tempo aque e estudasse para o toefl e conseguisse uma nota boa e voltaria em menos tempo , gostaria de saber a opiniao de voces obrigado

  122. Marcos Silva disse:

    Formei nos USA em 2013 porém não obtive o carimbo no consulado pois tive que voltar por motivos familiares,de forma inesperada. Gostaria de saber se outra pessoa pode levar meu diploma e histórico para carimbar ou se tem outra forma de resolver essa situção porque não tenho previsao de voltar lá e quero revalidar meu diploma de administração. Agradeço.

  123. Marcos Silva disse:

    Valeu. Obrigado pelo blog.

  124. Bruna Leiria disse:

    Boa tarde, estou querendo participar do idea para cursar biologia nos EUA e depois entrar para medicina
    Como funciona depois no Brasil? É dificil revalidar? Os conteúdos são muito diferentes?
    Obrigada

  125. Jaeder junior disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber o passo a passo ,para que meu sobrinho Marcelo Coelho revalide seu high school, feito em stratford high school, para fazer vestibular aqui no brasil.
    Grato.
    Jaeder jr

Comentar